6 sites para descobrir a fonte de uma imagem online e grátis


Taysa Coelho
Taysa Coelho
Jornalista

Descobrir a fonte usada em uma imagem pode ser mais fácil do que imagina. Alguns sites conseguem identificar a letra e permitem baixá-la em seu computador ou celular. Listamos a seguir os melhores identificadores de fontes online grátis.

MyFonts

Captura de tela do site MyFonts

O WhatTheFont é uma ferramenta do site MyFonts que permite descobrir fontes de imagem gratuitamente. Simples de usar, basta fazer o upload do arquivo e selecionar apenas uma linha do texto. Confirme no círculo azul, logo abaixo.

Serão exibidas várias opções semelhantes. Se gostar de alguma, clique em Get it. A maioria das letras disponíveis é paga, mas é possível que encontre uma opção gratuita parecida na lista.

WhatFontis.com

Captura de tela do site WhatFontis.com

O WhatFontis.com pesquisa pela letra usada na imagem em um catálogo com mais de 700 mil fontes, incluindo aquelas disponíveis no Google Fonts. É possível usar uma imagem de seu dispositivo ou de um link.

Depois, deve selecionar de 4 a 10 caracteres e fazer os ajustes necessários para tornar o conteúdo enviado o mais nítido. Se não fizer questão de ter a fonte exata, é possível filtrar para serem exibidas apenas opções gratuitas.

Basta marcar a caixa ao lado de Display only free fonts (mostre somente fontes grátis, em livre tradução).

Font Squirrel

Captura de tela do site Font Squirrel

O Font Identifier, do Font Squirrel, se destaca por oferecer fontes gratuitas mesmo para uso comercial. Mas, claro, há opções pagas também. Apesar de usar a ferramenta do Font Spring, os resultados exibidos diferem em cada site.

É possível usar foto do seu PC, celular ou de um link. O usuário deve selecionar a área da imagem onde está o texto e confirmar em Matcherate it!.

Se quiser ver apenas as opções gratuitas, vá em Manually Adjust e marque a opção Only Free Fonts. Clique sobre a fonte que curtir para fazer o download na página seguinte.

Font Spring

Captura de tela do site Font Spring

O Font Matcherator é uma ferramenta do site Font Spring que permite descobrir a fonte presente uma imagem em arquivo ou link. Basta selecionar a área onde estão as letras na imagem e clicar em Matcherate it!.

Diferentemente do Font Squirrel, são poucas as opções gratuitas. Se gostar de alguma, toque sobre ela para conferir ais informações, testar o texto nas variações da letra e comprar a fonte.

LikeFont

Site LikeFont identificando a fonte do site AppGeek

O LikeFont identifica a fonte de imagens de modo preciso. Para subir uma foto do dispositivo ou colocar um link de uma imagem, vá à opção Identify, no menu principal.

Ao aparecerem os contornos das letras, informe ao serviço, no campo abaixo, quais são. Se não houver nenhum caractere identificado, deixe o campo em branco. Ao final, vá em Identify Now.

Em seguida, serão exibidas fontes semelhantes à desejada. É possível baixá-las e há tanto opções gratuitas quanto pagas.

FontinLogo

Captura de tela do site FoninLogo

O FontinLogo funciona de forma diferente dos sites listados acima. O serviço é uma espécie de biblioteca de fontes usadas em logos de marcas famosas. Quer saber qual é a letra usada pelo Google ou pela Coca-Cola? É só pesquisar pelo nome para descobrir.

Caso esteja em busca de inspiração, pode conferir todas as empresas do catálogo. Na seção Industries, são separadas por segmentos, como Internet, Brinquedos, Marketing ou Eletrônicos, por exemplo.

Se, por acaso, não encontrar a logo que procura, pode enviar para o serviço para descobrirem para você.

AppGeek recomenda:

Taysa Coelho
Taysa Coelho
Movida pela curiosidade, adora conhecer coisas novas e acredita que, por isso, se tornou jornalista. No tempo livre, gosta de ir à praia, ler, ver filmes e fazer maratonas de séries.