O bloqueio do WhatsApp por impressão digital já é possível de forma nativa, ou seja, sem precisar baixar qualquer app terceiro. O recurso só está disponível para iPhone 5C ou superior e usuários da versão Beta do mensageiro para Android.
A funcionalidade adiciona uma camada extra de proteção através da biometria. Quando ativada, só permite o acesso ao aplicativo através do reconhecimento da digital ou facial (no caso dos iPhone X ou superior).
Confira como é simples ativar o bloqueio do WhatsApp através da impressão digital ou reconhecimento facial.
Como desbloquear o Whatsapp com a impressão digital
Para realizar o procedimento a seguir, é necessário ter iPhone 5C ou superior ou a versão Beta do WhatsApp para Android instalada em seu smartphone Android. Também é necessário que os aparelhos tenham leitor de impressão digital.
Donos de iPhone X ou superiores visualizam a opção de Face ID, ou seja, desbloqueio por reconhecimento facial.
Como desbloquear o Whatsapp com a impressão digital no Android
1. Abra o WhatsApp como habitualmente e, na aba Conversas, toque sobre o ícone de três pontinhos, situado no canto superior direito;
2. No menu que abrir, vá em Configurações;
3. Na tela seguinte, opte por Conta e, depois, vá em Privacidade;
4. Agora, role a tela até o final e toque em Bloqueio por impressão digital;
5. Ative a chave relativa à opção Desbloquear com impressão digital. Será solicitado que toque no sensor de impressão digital para registrar a sua;
6. Em seguida, é o momento de configurar o recurso de acordo com as suas preferências. Primeiramente, escolha após quanto tempo de inatividade o app deverá ser bloqueado: Imediatamente, Após 1 minuto ou Após 30 minutos;
7. Abaixo, ative a chave relativa à opção Mostrar conteúdo das notificações, caso queira visualizar as prévias de mensagens mesmo com o recurso ativado;
8. Ao abrir o WhatsApp após o tempo estipulado no passo 6, será solicitado que toque no sensor de impressão digital para efetuar o desbloqueio.
Como desbloquear o Whatsapp com a impressão digital no iOS (iPhone)
1. Abra o WhatsApp como habitualmente e vá em Ajustes;
2. Em seguida, selecione a opção Conta e, depois, vá em Privacidade;
3. Agora, toque em Bloqueio de tela;
4. Ative a chave relativa à opção Solicitar Touch ID ou Solicitar Face ID, dependendo do modelo do seu aparelho;
5. Configure o recurso de acordo com as suas preferências. Escolha após quanto tempo de inatividade o app deverá ser bloqueado: Imediatamente, Após 1 minuto, Após 15 minutos ou Após 1 hora;
6. Ao abrir o WhatsApp após o tempo estipulado no passo 5, será solicitado que toque no sensor de impressão digital ou mostre o rosto na câmera frontal para efetuar o desbloqueio.
Como instalar o WhatsApp Beta
O WhatsApp Beta é uma versão de testes do mensageiro disponível para usuários Android e iOS. Quem adere a essa edição, pode experimentar possíveis novos recursos antes das outras pessoas.
No entanto, nem sempre essas novidades são implementadas e podem ser canceladas sem aviso prévio. Além disso, a versão Beta do app pode apresentar instabilidades que não existem na versão final.
Como instalar o WhatsApp Beta no Android
Caso queira testar, basta acessar a página de adesão ao programa do WhatsApp no Google Play. Então faça login com sua conta do Google e clique em Participar dos testes.
Em seguida, seu smartphone receberá uma atualização do mensageiro. Quando não quiser mais ser um Beta Tester, é só desinstalar o aplicativo e baixar novamente a versão comum.
Como instalar o WhatsApp Beta no iOS
O programa de Beta Tester do WhatsApp para iOS surgiu somente dois anos após a versão para Android, mais precisamente em novembro de 2018. Para aderir, é necessário ter o app Test Flight instalado em seu aparelho.
Em seguida, acesse o link de requerimento de participação do programa Beta Tester do WhatsApp. Então, toque no botão Accept e finalize o processo de instalação do app em Install.
De acordo com a página especializada WABetaInfo, em agosto de 2019 o programa estava fechado para novos usuários.
No entanto, é possível conferir diariamente no próprio site se, por acaso, foi reaberto ou foram disponibilizadas vagas para novos testadores.
Quer mais? Aprenda também a fazer backup do WhatsApp e não perder conversas. Veja ainda como ficar invisível no WhatsApp e esconder o status online!