Trocar a senha do Wi-Fi pode ser necessário caso desconfie que alguém esteja utilizando sua rede sem sua autorização. Ou então se quiser criar um código de acesso mais fácil de ser lembrado. O AppGeek explica como trocar a senha dos roteadores da TP-Link, D-Link e Intelbras, bem como das operadoras Vivo, Oi e Net.
O processo pode ser realizado tanto pelo smartphone quanto pelo computador (com exceção da Oi). O fundamental é o aparelho esteja conectados à rede em questão (seja via Wi-Fi ou cabo). Os passos podem mudar um pouco de acordo com o modelo de roteador utilizado, por mais que sejam da mesma fabricante. Confira!
Como mudar a senha do roteador TP-Link
1. Abra o navegador de sua preferência e insira o seguinte na barra de endereços:
- 192.168.1.1,
- 192.168.0.1
- ou http://tplinkwifi.net
Os números acima se referem ao número do IP do roteador e variam de acordo com o modelo. De acordo com a fabricante, podem ser encontrados no adesivo situado na parte de baixo do aparelho.
2. Em seguida, na caixa que abrir na tela, insira o Nome de usuário e Senha. Caso nunca tenha mudado, insira a palavra admin nos dois campos, como é usado por padrão pela TP Link;

3. No menu lateral do site que abrir, vá em Wireless e, depois, em Wireless Security;
4. Marque a caixa referente à opção WPA-PSK/WPA2/PSK e, em seguida, redija a senha na caixa de texto da opção PSK Password;
5. Finalize o processo em Save;
6. Em seguida, clique em Reboot para reiniciar o roteador.

Vale destacar que a TP Link oferece um aplicativo de gerenciamento de rede, o Tether. Disponível para Android e iOS, garante acesso fácil às configurações da rede (incluindo a alteração da senha).
O programa permite ainda ver quem está conectado à sua internet e bloquear as pessoas indesejadas. O usuário também pode criar um controle e limite de acesso, ideal para quem tem crianças pequenas.
Como mudar a senha do roteador D-Link
1. Abra o navegador de sua preferência e insira o seguinte na barra de endereços:
- http://192.168.0.1,
- ou http://dlinkrouter.local
2. Surgirá então a tela de administração. No campo Nome de usuário escreva Admin e deixe o campo Senha em branco. Confirme em Iniciar sessão ou Login;

3. Dependendo do modelo utilizado, o passo a ser seguido agora pode ser Ferramentas → Admin ou Manutenção → Administração do dispositivo;

4. No campo Senha, digite a senha que desejar. Repita no campo Confirme a senha e conclua em Salvar as configurações.
Como mudar a senha do roteador Intelbras
1. Abra o navegador de sua preferência e insira 10.0.0.1: na barra de endereços;
2. Digite a palavra admin nos campos Usuário e Senha. Confirme em Login;
3. Agora, menu lateral, vá em Sistema e, depois, em Senha;

4. Digite a nova senha no campo correspondente e repita a mesma senha abaixo. Confirme em Salvar;
5. Para concluir o processo, digite mais uma vez o login (admin) e senha e clique em Login.
A Intelbras também oferece a seus usuários um aplicativo de gerenciamento para roteadores, disponível para Android e iOS. O Conecte.me oferece uma interface amigável e permite alterar configurações básicas do aparelho.
O app está disponível para os modelos de roteador WRN 150, WRN 300, WRN 240 Slim, WRN 241, WRN 342 Slim, WIN 240 e WIN 300 e NCLOUD.
Como mudar a senha do roteador Vivo
1. Abra o navegador de sua preferência e insira http://192.168.1.1/ ou http://192.168.15.1 na barra de endereços;
2. Em seguida, vá em Configurações;
3. Então, opte por Rede Wi-Fi 2,4 GHz;
4. Digite admin no campo Nome de usuário e insira a senha disponível na etiqueta roteador, se nunca tiver alterado as configurações originais. Se o roteador não tiver etiqueta, digite os 4 últimos números do MAC. Confirme os dados em Login;
5. Agora, clique no campo Senha e digite a nova senha. Então, vá em Salvar.
A Vivo também conta com um aplicativo de gerenciamento de rede, o Vivo Smart Wi-Fi. Disponível para Android e iOS, permite bloquear e desbloquear aparelhos conectados bem como turbinar a velocidade.
O usuário também consegue ver quem está conectado à rede, alterar nome e senha, além de criar uma senha temporária para convidados.
Como mudar a senha do roteador Oi
O site da operadora Oi indica como única forma para trocar a senha do roteador o download do aplicativo Técnico Virtual, para Android e iOS. Portanto, para realizar o procedimento, é necessário baixar e instalar o app em seu smartphone.
1. Abra o app Técnico Virtual;
2. Opte por Banda Larga, no menu que surgir;
3. Em seguida, insira o telefone fixo e o CPF/CNPJ do titular da conta. Confirme em Entrar;
4. Dentre as opções que surgirem, vá em Ajustes de Wi-Fi;

5. Agora, toque em Nova senha de Wi-Fi.
Agora basta inserir a nova senha e salvar.
Como mudar a senha do roteador da Net
1. Acesse o Minha NET e faça seu login com seus dados de usuário;
2. Na página seguinte, vá em Técnico e, no menu que abrir, clique em Senha WiFi Casa;
3. Digite a nova senha e repita abaixo. Confirme em Editar;
4. Finalize o processo em Atualizar meus dados.
Como criar uma senha segura para a rede Wi-Fi
Antes de redefinir a senha do seu roteador Wi-Fi, é necessário pensar em alguns aspectos. É importante que o código criado seja fácil de lembrar, mas, ao mesmo tempo, forte. O site da empresa especializada NetSpot dá algumas dicas que podem ajudar a definir a senha perfeita.
- Crie senhas com, pelo menos, oito caracteres;
- Use letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos, de forma aleatória;
- Crie a senha com base em uma frase que seja fácil de você lembrar e, se possível, cometa erros de grafia propositais ou substitua números por letras. Um exemplo dado é trocar Eu amo hambúrguer por 3uS28uRgEr$!1;
- Por fim, evite combinações muito óbvias, como sequências numéricas ou alfabéticas, repetições, datas de aniversários,uso de palavras óbvias (como admin, administrador), etc.
Dicas de Wi-Fi
Em seu site, a Vivo dá algumas dicas para aproveitar o melhor possível do sinal do Wi-Fi. Uma delas diz respeito ao local de instalação do roteador. O ideal é deixá-lo em um local mais alto e livre de obstáculos. Iisso ajuda a ter um sinal mais forte, uma vez que alguns elementos dentro de casa que podem atrapalhar.
Portanto, note se entre o aparelho e o roteador estiverem geladeira, televisão, espelho, metal, água, azulejo ou uma pessoa. Eles podem gerar interferência e, consequentemente, redução da qualidade. Para ajudar, deixe sempre as antenas do roteador para cima.
A empresa destaca ainda que a velocidade da internet também depende do dispositivo utilizado. Portanto, um celular mais moderno, provavelmente, terá uma conexão mais rápida que um mais antigo.
Além disso, a velocidade máxima anunciada pelas operadoras só pode ser alcançada através de cabo Ethernet. Por Wi-Fi não é possível devido às interferências acima citadas.
Por fim, quanto mais pessoas usando a mesma rede, mais lenta ela deve ficar. Afinal, a banda passa a ser compartilhada entre os aparelhos em uso. Se algum deles estiver realizando o download, rodando um jogo ou assistindo a um serviço de streaming, poderá, sozinho, estar consumindo a maior parte da banda.
AppGeek recomenda: