Diminuir o tamanho de um vídeo muitas vezes é necessário para facilitar o envio do arquivo. Para reduzir um filme, seja gravado no celular, câmera ou computador, não é preciso ter conhecimento de edição. Nem baixar qualquer aplicativo ou programa. Afinal, há uma série de sites que oferecem o serviço de compressão gratuitamente.
No passo a passo a seguir, usaremos a ferramenta online Videosmaller, uma das poucas opções disponíveis em português. A plataforma suporta vídeos de até 500 MB nos formatos MP4, AVI, MPEG, MOV e não insere marca d’água.
1. Abra o navegador de sua preferência e acesse o site do VideoSmaller de seu computador ou dispositivo Android ou iPhone. Vá no botão Navegar, situado abaixo de Selecionar arquivo de vídeo (máx. de 500 MB);
2. Se estiver no celular, opte por Arquivo ou item semelhante e toque sobre o vídeo que quer redimensionar. No PC, é só acessar a pasta e clicar sobre o arquivo desejado;
3. Se manter a qualidade do vídeo for importante para você, marque a caixa ao lado de Use baixo nível de compactação (melhor qualidade). No entanto, se seu principal objetivo é compactar ao máximo, sem preocupação com a qualidade, mantenha-a desmarcada;
- A ferramenta permite ainda reduzir a largura do vídeo ou optar para remover o áudio.
4. Depois de selecionar aquilo que deseja, vá em Carregar vídeo;
5. O tempo para que o processo seja concluído depende do tamanho do vídeo enviado, da conexão com a internet e do nível de redução que será feito. Após finalizado, clique em Fazer Download para baixar o arquivo em seu celular ou computador.
O criador do site promete remover o seu arquivo dos servidores em minutos. Mas se quiser proteger o seu conteúdo imediatamente, clique em Delete file now para excluí-lo assim que baixar o material.
Outras ferramentas para diminuir vídeos online
Como dissemos, é possível encontrar diversas opções de sites com recursos de redução de vídeo. Selecionamos abaixo boas alternativas também online ao VideoSmaller, se quiser testar. Todas são gratuitas e não inserem marca d’água.
- Online Uniconverter: Permite que o usuário escolha a qualidade do vídeo e o percentual de compressão. Se quiser, também pode alterar o formato (por exemplo, de AVI para MP4) durante processo. Aceita arquivos de até 300 MB.
- Free Convert: é uma opção para quem compreende um pouco mais de edição. A ferramenta permite fazer a redução por tamanho, qualidade ou bit rate, escolhendo o nível de compactação desejada. Também oferece mudança extensão do arquivo no processo.
- Azgif: a ferramenta permite escolher se deseja reduzir o arquivo pela altura ou largura. É importante, entretanto, ficar atento às dimensões originais. Caso contrário, o resultado final pode ficar esticado ou achatado. Aceita arquivos de até 100 MB.
Alternativas para quem não quer perder em qualidade
Ao reduzir o tamanho de um arquivo de vídeo, é inevitável ter alguma perda na qualidade. Para quem precisa compartilhar um filme e quer manter todos os aspectos do original, pode recorrer a alternativas que não envolvem comprimir o vídeo.
Serviços de transferência de arquivo
Como cortar vídeo no PC online, grátis e facilmente
Uma solução viável é optar por enviar o vídeo por um serviço de transferência de arquivos grandes. A maior parte deles gera um link, através do qual é possível fazer o download. Basta compartilhar o link dom quem quiser, seja por e-mail, WhatsApp ou mensagem nas redes sociais.
Se nunca usou um serviço do gênero,o AppGeek o ajuda decidir em nosso artigo com os melhores sites gratuitos para transferência de arquivos grandes.
Salvar na nuvem
Se seu objetivo é diminuir o vídeo para ocupar menos espaço no celular ou computador, o armazenamento na nuvem pode ser uma solução. Há uma dezena de empresas que oferecem boa capacidade de armazenamento gratuita, bastando criar uma conta.
Assim, pode o excluir o arquivo do aparelho e, ainda assim, guardá-lo a salvo com a qualidade original. Outro ponto positivo está no fato de ser acessível de qualquer outro aparelho com acesso à internet. Nosso artigo sobre serviços para armazenar dados na nuvem pode ajudá-lo a decidir a melhor opção para você.
Guardar em mídia física
A prática de salvar arquivos em mídia física vem caindo em desuso. Mas ainda há quem não confie plenamente nas alternativas digitais de armazenamento. Se você é um deles, pode optar por salvar o vídeo em pen drive, cartão de memória, HD externo ou CD, caso seu computador tenha entrada.
AppGeek recomenda: